A Acupuntura é um tratamento extremamente eficiênte contra diversos tipos de dor, pois promove o bem-estar, relaxamento e equilibra o funcionamento do corpo. Isto ocorre através da liberação de substâncias chamadas endorfina e serotonina, responsáveis por estas sensações prazerosas.

Porém, para que a acupuntura contra dor seja eficaz, é importante que o procedimento seja feito por profissional médico qualificado, que saiba exatamente os pontos certos para que o alívio dos sintomas aconteça. Desta forma, serão tratados diversos tipos de dor crônica, desde aquela provocada por problemas mais simples, até a derivada do câncer.

A acupuntura normalmente não é o único método de tratamento da dor crônica. Ela serve como terapia complementar, atuando em conjunto com medicamentos. Entretanto, após seis a oito sessões de acupuntura, é possível diminuir a dose de remédios receitada pelo médico. Lembrando que esta redução deverá ser aprovada pelo profissional que a prescreveu.

Normalmente são feitas sessões semanais de acupuntura para tratamento de dor crônica. Mas esta recomendação só será prescrita pelo médico, que fará uma avaliação do paciente e sentirá a necessidade dele.

Quando a dor é mais forte, é necessário fazer sessões em dias alternados até que seja sentido o alívio do sintoma. Depois que isto acontecer, as sessões de acupuntura contra dor podem ocorrer duas vezes na semana, passando mais tarde para sessões semanais.

Como a acupuntura pode ajudar:

Pesquisas recentes têm mostrado que a acupuntura é eficaz no tratamento usual para a dor crônica, osteoartrite ou cefaléias. Há também evidências de que é mais eficaz do que a acupuntura sham para a dor crônica no joelho ou dor de cabeça e, pelo menos a curto prazo, para a dor lombar crônica. Outras condições foram pouco estudadas.

Há também evidências de ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas que sugerem que a acupuntura pode reduzir a dor crônica na síndrome miofascial, problemas crônicos no ombro, síndrome crônica prostatite/dor pélvica e cotovelo de tenista. Há uma evidência preliminar de acupuntura auricular também na dor oncológica.

Em geral, acredita-se que a acupuntura pode estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo, assim, bem estar físico e emocional. A estimulação de determinados pontos através da acupuntura pode interagir em áreas do cérebro que são conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e tensão, bem como promover o relaxamento e a desativação da função analítica do cérebro, que é responsável pela ansiedade.

A acupuntura pode ajudar a aliviar a dor crônica através dos nervos estimulantes localizados em músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfinas e outros fatores neuro-humorais (por exemplo, neuropeptídeo Y, serotonina), e alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinal.

Venha conhecer a Center Dor e descubra como nossos profissionais podem ajudar você a combater a dor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário