O que é?
A Estimulação Magnética Transcraniana é um método de estimulação não-invasivo que permite avaliar ou alterar a atividade cerebral afim de promover mudanças plásticas no Sistema Nervoso Central melhorando assim a função motora, sensorial e ou/cognitiva do paciente.

Como funciona?
Na Estimulação Magnética Transcraniana um gerador de corrente com capacitores de alta voltagem é conectado a uma bobina que fica posicionada na cabeça do paciente, sobre a área cerebral de interesse. Esse equipamento gera uma corrente magnética capaz de despolarizar neurônios e modular a atividade neural. Dependendo dos parâmetros utilizados, a técnica de Estimulação Magnética Transcraniana pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral.

Para que serve?
A Estimulação Magnética Transcraniana tem sido utilizada para avaliação das respostas cerebrais de pacientes com diferentes diagnósticos, auxiliando no processo de avaliação do paciente e determinação do seu prognóstico. Quando aplicada de maneira repetitiva, a Estimulação Magnética Transcraniana tem se mostrado um tratamento promissor em uma variedade de condições patológicas tratadas pelo fisioterapeuta, incluindo:
1) Dor crônica;
2) Desordens do movimento (pós-AVC, Doença de Parkinson, Doenças neuromusculares, Neuropatias periféricas);
3) Desordens mentais (Depressão, Ansiedade, Doença de Alzheimer).
O uso da estimulação como forma de tratamento, quando associada a terapias motoras/comportamentais auxiliam na redução da dor e melhora da função motora, sensorial e cognitiva.

Contraindicações:
É importante lembrar que a aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana tem como contraindicações absolutas:
1) pacientes com epilepsia, não fazendo uso de medicação anticonvulsivante e/ou com privação de sono;
2) pacientes que tenham materiais metálicos implantados na ou próximo à cabeça (implante coclear, eletrodos implantados, clips de aneurisma, fragmentos de arma de fogo);
3) pacientes com marcapassos ou fios cardíacos;
4) pacientes com eczemas na cabeça.

Regulamentação do uso da técnica de estimulação magnética transcraniana:
Atualmente o CREFITO reconhece a utilização das técnicas fisioterapêuticas de Estimulação Transcraniana pelo fisioterapeuta em todo território nacional através da RESOLUÇÃO N° 434 de 27 de setembro de 2013.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário